31/01/2020 às 20:52 Blog

8 DICAS PARA UM ENSAIO DE FAMÍLIA DE SUCESSO

2184
5min de leitura

Depois que você agenda seu ensaio fotográfico, você começa a sonhar em como ele será, quais fotos você colocará em porta-retratos, que imagens você compartilhará com amigos nas redes sociais como instagram, facebook,....

Mas você sabia que o sucesso do seu ensaio fotográfico não depende só e exclusivamente do fotógrafo que você escolheu?

O sucesso do seu ensaio dependerá em sua maior parte do fotógrafo sim. Mas não adianta o fotógrafo estar ali preparado para captar toda a essência da sua família, com o estilo fotográfico que você adora, com o olhar que você admira,  tudo em seu mais perfeito estado e a família não estiver bem preparada para ser fotografada.

Pensando nisso, preparei um guia com 8 dicas para seu ensaio fotográfico ser um sucesso:

1. Chegue com 15 minutos de antecedência

Esse é um dos pontos mais importantes para quem vai fazer um ensaio fotográfico de família.

Para ensaios externos, em uma praia ou parque por exemplo, normalmente a sessão começa muito cedo (próximo ao horário do nascer do sol) ou à tardinha, mais ou menos 1 a 2 horas antes do pôr do sol, já que esse é o horário em que a luz é mais suave, o que rende um resultado incrível para as fotos. Se você chega atrasado para sua sessão, você vai perder não só tempo de ensaio, mas a melhor luz para ser fotografado.

Além disso, crianças são imprevisíveis e muitas precisam de um tempo para se acostumar ao local em que as fotos serão tiradas. Muitas chegam agitadas demais ou tímidas demais. Chegar um pouquinho antes do fotógrafo, para a criança começar a se sentir mais à vontade no ambiente é uma ótima ideia e costuma dar super certo.

Para ensaios em casa, vista a criança com a roupa que usará na sessão e deixe-a brincando ou fazendo algo que goste  pelo menos uns 15 minutos antes do horário marcado para o fotógrafo chegar na sua casa. Lembre-se, não queremos estressar as crianças antes mesmo do ensaio começar.

2. Tudo pronto para o ensaio no dia anterior

Às vezes acontece de ter filho irritado, pai chateado, mãe frustrada porque o ensaio vai atrasar. E eu te garanto que esse estresse todo vai transparecer nas fotos pois nosso corpo dá dicas de como estamos nos sentido. Tanto tempo gasto na escolha do fotógrafo, alto investimento em um ensaio fotográfico, e na verdade, o que mais queremos é o registro sincero de como nossa família realmente é.

Se a locação for externa, por exemplo, pode acontecer de ter trânsito ou de esquecer alguma coisa e ter que voltar em casa para pegar. Além de atrasar o ensaio vai deixar a família estressada. Além disso, sabemos que uma coisa simples como sair de casa, pode se tornar um verdadeiro caos quando se tem filhos. Portanto, não esqueça de se planejar com antecedência e deixar tudo pronto e separado no dia anterior ao ensaio.

3. Tenha atenção com as roupas escolhidas

As roupas usadas no ensaio podem interferir e muito no resultado das fotos. Cores muito vibrantes por exemplo, podem chamar tanta atenção que podem apagar o motivo principal da foto, como por exemplo um carinho entre irmãos ou um olhar sincero.

Eu, particularmente, gostos de tons mais suaves, pois não desviam a atenção do que quero mostrar em minhas fotos e combinam mais com o meu estilo fotográfico. Assim, antes de seu ensaio, não deixe de ler o artigo “O que vestir no ensaio fotográfico”.

4. Agende o ensaio para um horário que as crianças estejam bem dispostas

Normalmente, as crianças estão mais dispostas pela parte da manhã (inclusive os pais). Mas se você acredita que outro horário é melhor para sua família, não deixe de avisar o fotógrafo. Para ensaios externos, eu também adoro fotografar à tardinha, próximo ao pôr do sol. Rendem imagens lindas, com tons alaranjados, mas lembre-se que todos devem estar bem-dispostos nesse horário e o ideal é que a família não tenha tido muitos compromissos no dia, para que não cheguem ao ensaio com carinha de cansaço.

5. Não dirija as crianças

É normal que algumas mães fiquem com muita expectativa para o ensaio fotográfico.  Assim ficam preocupadas em ter as crianças sorrindo, alegres e entretidas. Assim, costumam dirigir as crianças (cantam uma música que chama atenção, mostram ou entregam um, dois, três brinquedos diferentes, pedem para criança fazer alguma gracinha ou para se comportarem bem).

Se os pais dirigem as crianças, 2 coisas podem acontecer:

- o fotógrafo não consegue captar as crianças olhando para a câmera, pois elas ouvem a voz do pai ou da mãe e olham para eles (lógico, pois o fotógrafo é uma pessoa estranha pra eles);

- as crianças mais velhas começam a ficar irritadas com os pais dizendo todo o tempo o que fazer e muitas vezes não querem mais tirar fotos. Acaba criando uma aversão ao fotógrafo e começam a fazer exatamente o contrário do que os pais pedem. Já as crianças menores (até uns 3 anos de idade mais ou menos), ficam super agitadas e estimuladas, começam a ficar irritadas e acabam chorando.

Mesmo que pareça difícil, não dirija as crianças. Confie no seu fotógrafo. Ele sabe o que vai render fotos melhores. Afinal, você o contratou para isso. Se ele precisar da sua ajuda ele vai te pedir e dirá como você melhor ajudará. Deixe que o ambiente fique calmo e que as crianças ajam de forma natural. Não peça para que elas olhem para a câmera e sorriem. Afinal, queremos extrair delas seu sorriso mais genuíno, sua personalidade e sua essência.

6. Não se sinta frustrada porque o ensaio não está saindo da maneira que você imaginou

Cada criança é única. Umas se comportam super bem no ensaio, outras nem tanto. Mas pode ter certeza que no final você amará suas fotos. Não fique estressada porque a criança não deu aquele sorrisão, ou porque as coisas não estão saindo da forma como você planejou em sua cabeça. Ficar estressada só vai piorar as coisas, pois isso vai transparecer nas fotos. Confie no fotógrafo e deixe ele conduzir o ensaio da melhor maneira possível. Ele está acostumado a lidar com pessoas e com todo o tipo de situação durante os ensaios.

7. Seja você mesmo!

O objetivo de um ensaio de família é capturar momentos genuínos entre você e sua família. Por isso seja você mesmo e deixe que seus filhos sejam eles mesmos. Deixe que eles façam caretas, tenham ataques de bobeira ou até mesmo façam uma birra. Daqui a alguns anos você vai agradecer seu fotógrafo por ter tirado aquelas fotos que retrataram exatamente a personalidade de suas crianças e sua família como ela verdadeiramente é.

8. Relaxe, conecte-se e divirta-se!

Não pense no ensaio como um produto que você está adquirindo. Pense em um momento de diversão que você vai passar com sua família. Com a correria do dia-a-dia às vezes temos tão pouco tempo para estarmos a família reunida, brincando de alguma coisa ou divertindo-se todos juntos, não é mesmo?

Pense no ensaio como um momento desses e dedique esse tempo totalmente para a família. Tenha em mente que esse é o momento para você se conectar com as pessoas que você mais ama. Tenho certeza que dessa forma você não terá apenas lindas fotos mas também ótimas memórias dessa experiência.

31 Jan 2020

8 DICAS PARA UM ENSAIO DE FAMÍLIA DE SUCESSO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

DICAS PARA UM ENSAIO DE FAMÍLIA DE SUCESSO dicas para fotografia de família família em gramado fotógrafa gramado fotografia de família em gramado fotógrafo canela fotógrafo em gramado

Quem viu também curtiu

21 de Fev de 2020

DICAS DO QUE VESTIR NO ENSAIO FOTOGRÁFICO

04 de Jul de 2019

Smash The Fruit

04 de Jan de 2020

Como se preparar para o book de gestante

Logo do Whatsapp